quarta-feira, 14 de maio de 2008

Exposição resgata o tempo de Hans Staden

A Passagem Literária da Consolação abriga a mostra Vestígios - O Cinema veste Hans Staden e despe o Brasil. Realizada pela Associação Via Libris , com apoio da Subprefeitura da Sé, a exposição conta com roupas e adornos indígenas, criados com base em registros históricos pela artista plástica Cleide Fayad para o figurino do filme Hans Staden., de Luís Alberto Pereira.
A película, lançada em 2000 foi uma co-produção luso-brasileira, baseada no livro Duas Viagens ao Brasil, do artilheiro da coroa portuguesa Hans Staden, no qual ele narra sua captura por índios tupinambás. Preso durante sete meses, no forte de Bertioga, no litoral paulista, Staden, escapa em uma caravela francesa que atracou na região.
Para reconstituição do Brasil do século 16 foi representada a realidade da tribo, de rituais canibais, além de acessórios desenvolvidos a partir de uma ampla pesquisa histórica. Na mostra também estão expostos painéis com fotografias, amostras de materiais e desenhos, que retratam a época.
Além da exposição, todas as sextas-feiras, às 19 horas, ocorre o encontro Círculo do Conhecimento que contará com um rodízio de convidados para debater temas relacionados ao filme. Na sexta-feira, dia 16, Cleide falará sobre a experiência com a pesquisa em acervos especializados, importantes para suas criações.
A Passagem Literária da Consolação era, até 2005, um corredor subterrâneo que, nos anos 60 e 70 foi urbanizado; hoje, abriga uma programação cultural variada e sebos de livros, que reúne representantes da Associação Via Libris, que cuida da manutenção do local.
Passagem Literária da Consolação - Rua da Consolação, esquina com a Avenida Paulista. De segunda a sexta, das 7h00 às 22h00; sábado, domingo e feriados, das 10h00 às 22h00. Grátis.

Nenhum comentário:


Patrocínio: Mercado Municipal e Feirinhas da Madrugada